+55 (11) 98187-7848 / +55 (11) 99900-3760
contato@school360.com.br

A Importância da Gestão de Pessoas para Escolas

A Importância da Gestão de Pessoas para Escolas

Dentro do universo educacional, apesar da abordagem sobre o tema em Gestão de Pessoas ser um assunto recorrente nos últimos tempos, ainda não é uma prática comum dentro das escolas. Em muitos casos ainda encontramos alguns modelos de gestão tradicional ou hierárquico, que ainda preserva o modelo de gestão baseado em regras, que na maioria das vezes, não é discutida de forma mais ampla, coletiva e clara, ao ponto de rever, modificar e principalmente de compartilhar com toda a equipe pedagógica.

Com certa frequência, deparamos com diferentes modelos de Gestão Escolar, pois através dela as questões relacionadas a rotina escolar, busca sempre garantir que o ensino esteja sempre em primeiro lugar e que possa ter todas as condições de acontecer, apoiadas nos 06 principais pilares diretamente ligados à Gestão como: Pedagógico, Administrativo, Financeiro, Pessoas, Comunicação, Tempo e Eficiência dos Processos Pedagógicos.

As escolas enquanto “empresas” ou instituições sociais, para alcançarem o devido protagonismo dentro de um processo educacional de qualidade, depende diretamente de pessoas, onde através delas será possível alcançar a excelência e referência no desenvolvimento das habilidades e competências.

Sendo assim, dentro dessas constatações e aprendizados, de forma geral as escolas demoram muito tempo para se profissionalizar e a área de gestão de pessoas, mais ainda.

O tempo demonstrou em processo de desenvolvimento das lideranças, motivação e principalmente a gestão participativa com as tomadas de decisões mais horizontais.

Baseado em estudos acerca da relação Colaboradores X Organizações, alguns estudos como Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg e teoria X e Y contribuem e muito no entendimento dessa relação, onde a principal matéria-prima de uma escola são as pessoas.

Atualmente as tendências no universo educacional estão sendo focados na valorização das pessoas, pois em tempos de Educação 4.0 e cada vez mais tecnológica com o uso de metodologias, melhores práticas, inclusão e compartilhamento de conteúdos e recursos, a atual realidade aponta para o principal ativo de qualquer escola: o capital intelectual humano.

A importância do desenvolvimento em Gestão de Pessoas nas escolas, têm uma função estratégica na estrutura organizacional, pois o capital humano é o mais importante de todos e por isso a direção da Escola necessita focar. 

O desenvolvimento em Gestão de Pessoas possui uma série de competências e responsabilidades dentro de uma Escola, onde sua capacidade de se envolver em diferentes conceitos para diferentes demandas departamentais, faz com que esse departamento seja interdisciplinar, envolvendo diferentes conceitos e áreas por tratar diretamente de pessoas.

Ao longo das últimas décadas o mundo se modificou numa velocidade nunca vista, pois a globalização e o uso dos recursos tecnológicos como internet, mídias sociais, dispositivos móveis, etc. influenciou diretamente a forma como consumimos a informação, o aprendizado,  o conhecimento e o nosso próprio desenvolvimento. Por esse motivo, pessoas com cargos de gestão e liderança, devem se preocupar cada vez mais com o desenvolvimento das pessoas com quem eles lideram.

A responsabilidade em Gestão de Pessoas é desenvolver a cultura e clima organizacional, atuando para recrutar, estruturar, instruir, orientar, desenvolver e qualificar os colaboradores que estejam alinhados às necessidades e demandas da escola, assim como os valores e princípios que cada escola propõe para sua comunidade escolar.

O bom planejamento em Gestão de Pessoas, atrai e retém talentos, promove desenvolvimento, aumenta a expertise da instituição promovendo a longevidade da Escola e gerando lucros e resultados. Segundo Peter Drucker na obra “Como atrair, gerenciar o capital humano da promessa à realidade de Friedman at al (2000, p75): “Todas as organizações costumam dizer: as pessoas são nosso maior ativo, mas poucas delas, contudo, praticam o que pregam, quem dirá realmente acreditar nisso”.

A Gestão de Pessoas precisa oferecer soluções, onde todos os colaboradores possam desempenhar seu trabalho da melhor forma, atendendo as necessidades de todos dentro do ambiente social da escola, inserindo programas de treinamentos, melhor qualidade de vida, performance e resultados, competências e responsabilidades, cargos e salários, plano de carreira, assim como incentivos financeiros e de bem-estar. Além disso, o desenvolvimento de políticas e ações para que seus colaboradores possam realizar seu trabalho com maior eficiência e eficácia.

Para entender a singularidade e diversidade das pessoas e assim desenvolver um processo de Gestão de Pessoas adequando para cada Escola, é necessário que os gestores superem seus próprios limites, ou seja, “desçam no pátio”, “andem pelos corredores” ou “entrem nas salas de aula” para assim poder entender e direcionar as características, potenciais e diferenças individuais de cada colaborador.

É preciso entender que a Gestão de Pessoas não é responsável totalmente pelo sucesso da escola, pois alcançar os resultados esperados ou o sucesso desejado, depende diretamente do entendimento, da vontade, da iniciativa, do envolvimento e principalmente dos recursos e estruturas que deverão ser disponibilizadas pelo Gestor, para que o trabalho de transformação e melhoria contínua possa ser realizado.

Marcos Paulo Rabelo

Consultor Especialista da School360º em Gestão de Recursos Humanos e Marketing Educacional,

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *