+55 (11) 98187-7848 / +55 (11) 99900-3760
contato@school360.com.br

Gestão financeira: conheça plano de ação para instituições de ensino.

Gestão financeira: conheça plano de ação para instituições de ensino.

Uma boa parte das instituições de ensino em algum momento passou ou ainda está passando por desafios em sua gestão financeira, oriundos da pandemia e que apesar disso, de alguma forma, mantem o foco da sua atividade de ensino. Buscando manter a qualidade do seu principal objetivo, a maioria das instituições de ensino continuam a oferecer um processo assertivo no quesito de ensino aprendizagem de qualidade.

Veja nesse artigo alguns desafios que de um modo geral, as instituições de ensino enfrentam na gestão financeira, bem como a importância de adotar planos de ações de curto, médio e longo prazo para garantir uma vantagem competitiva. 

O que é e para que serve a gestão financeira?

Saiba que a gestão financeira é um dos pilares para o crescimento e sucesso de uma instituição de ensino. Sem dúvida, a gestão pedagógica alicerçada em metodologias inovadoras e na tecnologia educacional é a chave de todo o processo.

Contudo, por trás de todo o processo de ensino de aprendizagem é imprescindível ter uma estrutura financeira bem dimensionada e gerida de forma estratégica. De fato, para muitas escolas isso é um desafio, pois boa parte de seu expertise de profissionais estão focados no ensino.

Por isso, são poucos que entendem as reais dimensões de uma gestão financeira eficiente e do desenvolvimento assertivo de planos de ação de longo, médio e curto prazo. Dessa forma, é fundamental destacar que não basta o sucesso no campo educacional e pedagógico, se não houver uma sincronização de gestão escolar com gestão pedagógica.

Este deve estar sustentado pelas premissas de gerenciamento dos recursos financeiros da instituição de modo a possibilitar a otimização e geração de rentabilidade para o negócio. Assim como garantir recursos suficientes para investir em melhorias educacionais que vão desde a infraestrutura, profissionais capacitados, recursos pedagógicos, tecnologias, treinamentos e capacitações de professores e funcionários.

Uma instituição de ensino tem responsabilidades financeiras que precisam ser atendidas, tais como:

  • Gestão de Benefícios de RH para professores e funcionários;
  • Definição de processos de cotações e compras de produtos e serviços;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Controle de fluxo de caixa e capital de giro;
  • Controle de inadimplência e renegociações;
  • Controle de pagamentos de tributos e encargos;
  • Controle de contratos com alunos (matrículas e rematrículas) e fornecedores;
  • Definição de orçamentos para provisionamentos de obrigações e investimentos;
  • Desenvolvimento de plano de ação para curto, médio e longo prazo.

Com isso fica fácil perceber como a gestão financeira é necessária para melhor eficiência, se tornando um diferencial que garanta uma sustentabilidade orgânica e consequentemente um diferencial com excelente competitividade na qualidade de ensino para a comunidade escolar.

Como desenvolver planos de ação para instituições de ensino 

A principal receita de toda instituição de ensino é oriunda de matrículas e rematrículas de alunos, onde nesse sentido, é de extrema importância que profissionais especializados realizem a apuração de custos e precificação das mensalidades.

A partir das estimativas geradas com base no faturamento mensal/anual, serão elaborados os planos estratégicos para a sua institução de ensino.

Para elaborar um plano de ação é necessário fazer um levantamento dos cenários atuais, bem como dos pontos críticos e necessidades de melhorias, tanto no ponto de vista pedagógico, como escolar, infraestrutura, instalações, segurança, etc.). Sem dúvida, todas essas informações devem ser identificadas juntamente com uma ordenação de prioridades.

Uma vez que demandas serão identificadas, analisadas e definidas suas prioridades de acordo com as perspectivas de receita, esse trabalho deverá envolver suas lideranças para garantir um planejamento mais assertivo.

Importante enfatizar que as informações obtidas a partir desse planejamento e a definição de metas e objetivos, são essenciais para definir um equilíbrio de soluções e projetos que otimizem os resultados esperados.

Como resultado da elaboração de planos de ação de curto, médio e longo prazo, a instituição de ensino poderá melhorar seus controles para reduzir custos, otimizando o uso de recursos e melhorando resultados.

De fato, as instituições de ensino precisam oferecer soluções de qualidade, que promovam uma melhoria contínua da gestão financeira, assim como assegurar condições para garantir sua a sustentabilidade e existência

School360º Consulting

Enfatizamos a importância da gestão financeira para as instituições de ensino, bem como a relevância de serem elaborados planos de ação de curto, médio e longo prazo. Uma vez que uma escola de qualidade depende de uma gestão financeira eficiente.   

Somos uma  empresa de consultoria educacional, ciente das exigências que as mudanças do mundo moderno e conectado estão colocando para as escolas. Trabalhamos com uma perspectiva de 360° da sua instituição educacional para elaborar um diagnóstico assertivo, pois sabemos que o espaço escolar precisa ser mais atrativo, inovador e interativo, e que requer uma gestão pedagógica e corporativa antenada para a transformação digital.

Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o que temos para oferecer para a sua instituição de ensino.

Referências

https://gerencianet.com.br/blog/gestao-financeira-escolar-como-fazer/#

https://blog.softwaregeo.com.br/gestao-financeira-escolar-8-praticas-para-tornar-eficaz/

http://www.proesc.com/blog/gestao-financeira-para-escolas/

https://deltasge.com.br/site/gestao-financeira-escolar-tudo-precisa-saber/

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *