Tecnologia: A transformação digital nas instituições de ensino.
A transformação digital é um processo que impactou todas as áreas, inclusive o ambiente educacional. De fato, à medida que a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia das pessoas como alunos e professores, desencadeou uma mudança de hábitos e expectativas.
Entenda com esse artigo como as instituições de ensino estão respondendo a demanda de uma educação híbrida e de maior utilização da tecnologia nos processos internos.
A importância da tecnologia para a inovação do ensino escolar.
A cada dia que passa as instituições de ensino estão mais pressionadas para a inovação do processo ensino-aprendizagem. Uma vez que a transformação digital é o elemento chave para o desenvolvimento das atividades educacionais de forma competitiva.
O que significa dizer que a instituição de ensino precisa estar antenada que o cotidiano dos alunos mudou de forma significativa. De fato, eles convivem diariamente com a tecnologia, pois estão conectados com seus celulares, computadores e tablets.
Por isso, não faz mais sentido uma instituição de ensino que ofereça um ensino baseado no método tradicional de tempos atrás. Atualmente, a tecnologia oferece ferramentas e recursos para que a instituição de ensino repense as suas práticas e desenvolva inovações pedagógicas.
Isso é tão importante que basta observar a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser:
- Com a Leitura a retenção de conteúdo é de 10%;
- A partir da audição a retenção de conteúdo é de 20%;
- Com a observação a retenção de conteúdo é de 30%;
- Usando a visão e a audição a retenção de conteúdo é de 50%;
- Por meio da experimentação a retenção de conteúdo é de 80%;
- Ensinando para outras pessoas a retenção de conteúdo é de 95%.
Portanto, não resta dúvida que a estratégia de ensino precisa ser interativa e focada nas múltiplas formas de aprender, que são utilizadas para reter um conteúdo.
A prática pedagógica na perspectiva da tecnologia educacional.
De uma maneira simples, o conceito de tecnologia educacional implica na utilização de recursos tecnológicos com o objetivo pedagógico. Ou seja, uma prática inovadora que possa potencializar o processo de aprendizagem de forma interativa.
Nesse sentido, a tecnologia educacional está voltada tanto para os recursos quanto para a prática pedagógica. Uma vez que é fundamental a definição de qual será a finalidade da tecnologia em sala de aula, pois necessita atender aos objetivos pedagógicos.
É nesse sentido que cabe uma discussão sobre o ensino híbrido, visto que constitui uma metodologia que intercala aulas online e presenciais de modo complementar e significativo. Além disso, a metodologia híbrida de aprendizagem é conhecida como blended learning.
De fato, trata-se de uma total reorganização do tempo e do espaço educacional, visando redefinir papéis e promover autonomia e engajamento. Sem dúvida, envolve tanto professores quanto alunos numa reinvenção da sala de aula.
Uma metodologia inovadora deve combinar necessariamente as possibilidades da experiência com o uso das tecnologias digitais. Ou seja, tornando o espaço educacional o momento de interação e troca de experiências offline e online.
School360º Consulting
Apresentamos como a tecnologia educacional é uma ferramenta capaz de promover uma inovação da prática pedagógica. Ao mesmo tempo em que permite a inserção do espaço pedagógico no contexto da transformação digital, em que os alunos estão inseridos.
Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.
Somos uma consultoria educacional, ciente das exigências que as mudanças do mundo moderno e conectado estão colocando para as instituições de ensino.
Sabemos que o espaço educacional precisa ser mais atrativo, inovador e interativo, bem como carente de uma gestão pedagógica e corporativa antenada para a transformação digital.
Trabalhamos com uma metodologia que visa entender os desafios, problemas e demandas da sua instituição de ensino, bem como a cultura, valores, professores, colaboradores e projeto político pedagógico (PPP). De fato, é uma perspectiva de 360° da sua instituição educacional.
Só assim temos subsídios para elaborar um diagnóstico assertivo, visando apontar as soluções tecnológicas adequadas para adoção de uma efetiva tecnologia educacional. De fato, que seja tudo que a sua escola almeja para encantar os alunos e sair na frente.