Práticas de Safeguarding para Instituições de Ensino
O que são práticas de SAFEGUARDING e suas capacitações e treinamentos?
São AÇÕES necessárias para a PREVENÇÃO, o GERENCIAMENTO e a RESOLUÇÃO de eventos relacionados ao BEM-ESTAR, à SAÚDE e à SEGURANÇA no ambiente escolar, garantindo que a instituição de ensino, seja um local acolhedor e seguro para todos da comunidade escolar.
Esta solução visa a prevenção e a resolução de eventos relacionados a:
1 – Bullying
2 – Assédio
3 – Abuso
4 – Discriminação
5 – Negligência
6 – Integridade física/mental
Essencialmente SAFEGUARDING é um tópico extremamente importante em qualquer ambiente escolar, onde para os funcionários, professores, assistentes e funcionários de uma instituição de Ensino, devem ter a preocupação de promover o bem-estar, saúde e segurança para alunos e adolescentes.
A ideia desse artigo é compartilhar alguns pontos importantes de proteção que podem ser bem-sucedidas na sua escola como:
1. Desenvolver e implantar uma proteção abrangente seguindo políticas de SAFEGUARDING estabelecidas pela escola
As instituições de ensino, ao darem início a implantação de um projeto de práticas em SAFEGUARDING, deverá se comprometer e garantir o envolvimento e dedicação de todos, utilizando os materiais de capacitações e treinamentos para todos funcionários pedagógicos e administrativos.
2. Capacitação e treinamento sempre orientado e atualizado
Durante o processo de capacitação dos funcionários e professores da sua instituição de ensino, deverão essencialmente utilizar treinamentos atualizados e certificados de forma a garantir à devida formação de proteção exigida pela escola.
Vale lembrar que durante a implantação os processos e procedimentos das políticas, deverão sempre ser revisadas e atualizadas a cada dois anos.
3. Ações para melhor controle do ambiente tecnológico e virtual conectados na rede da sua instituição de ensino.
Implantar soluções para melhor controle no uso de internet e infraestrutura de tecnologia, onde dessa forma seria possível impedir que sejam utilizados de forma inapropriada por alunos, professores e funcionários e assim prejudicar demais o ambiente escolar.
4. Avalie e discuta sobre a proteção na sala de aula
Realizar reuniões de curta duração semanalmente com coordenadores, professores e assistentes, para ajudar a incorporar a proteção de alunos e adolescentes nos planos de aula, pois isso poderá ajudar a reforçar a mensagem aos alunos sobre os tópicos a serem abordados e que ajudarão todos na conscientização dos riscos identificados e apontados pelas práticas de Safeguarding.
5. Promover com frequência a importância da segurança online
Oferecer aos funcionários, professores e alunos uma introdução interativa e divertida sobre os conceitos básicos da segurança on-line.
Esses vídeos poderão ajudar os recursos em sala de aula, para incentivar as discussões entre todos da comunidade escolar sobre a importância de se manterem seguros no uso de recursos ou serviços via internet.
Se você gostaria de saber mais informações sobre as práticas de Safeguarding com a School360° Consulting, acesse através do link Safeguarding